quarta-feira, 27 de julho de 2011

ahhh o Père-Lachaise...


Faz tempo que não tenho nada a dizer aqui, ou mesmo é preguiça de tentar escrever, colocar pra fora...Mas hoje lendo "Coisas da Vida, Crônicas" da Martha Medeiros, Senti meus dedos coçarem para colocar meu ponto de vista em palavras...
Ela diz que não ver graça, e nem se emociona a ver a casa que viveram grandes artistas e visitar cemitérios famosos.
Eu, felizmente tive a oportunidade de visitar o Père_lachaise. Ele ficava a uns dois quilômetros da minha residência em Paris e em um sábado a tarde sem ter o que fazer, resolvi ir com a filha da minha amiga conhecer.
Foi um passeio incrível. No caminho nos deparamos com uma passeata onde as pessoas tocavam samba muito mal, sem ritmo...E maracatu então...hehehehehe deu uma saudade enorme das Conxitas(grupo perconcionista feminino de Olinda_Pe), mas ai parei no primeiro café e tomamos uma Stella Atoir bem gelada, enquanto a passeata passava...
Depois demos de cara com um belo teatro e na rua, um cartaz lindo, do qual tb tirei fotos...
Ao chegar na frente do cemitério, pasmem, estavam filmando um comercial. Me senti em casa. Ao sair a parafernália estava lá ainda...
Entrei, e me emocionei...Enorme, limpo..e vamos procurar o túmulo do Alan Kardec e Edith Piaf.
De cara, logo na mesma rua(dentro do cemitério) da entrada o túmulo do Alan Kardec. Muitas pessoas lá também. Bati n fotos... E senti, ou quis sentir emoção, sei lá, senti que poderia toca-lo(no túmulo) e o fiz, com direito a pedido e tudo o mais.
Depois apareceu uma guia e minha amiga, Francesa Legítima, ouviu tudo que ela disse e me passou depois...amei isso.
Tomamos alguns sustos com um homem que apareceu do nada atrás de nós, com algumas fotos com muita luz, com uma mulher que ao pedirmos informação de onde era o túmulo da Piaf(oia a intimidade),ela perguntou se tinhamos batido foto que ela aparecia. Não, não tínhamos, mas nos afastamos e sem ela perceber bati sim, claro! Pois pensamos, pode ser uma alma, e alma naum sai em fotos...Rimos horrores, vi túmulo majestosos, inacreditáveis ate. Mas ao chegarmos no de Edith a emoção foi enorme, mas mais por meu menino, Rafael almeida, que é fan dela. Estava lá, olhando por ele, conhecendo por ele e mais uma vez, por obra do destino a guia chegou perto e contou outros n´s detalhes que eu nunca imaginaria...
Depois saímos voltando e soube que a Sephora, minha amiga que estava comigo, tinha um irmão, que ainda um bb, morreu e suas cinzas foram jogadas nesse cemitério, no lugar destinado a isso... Me emocionei...
Quis dizer que foi muito prazeroso visitar esse cemitério, muito mais porque não estava indo lá enterrar ninguém conhecido, que amei, ou mesmo o amor de pessoas que eu amo. Como aconteceu dia 21.07.11, exatos dois meses depois.
Mesmo assim, ao entrar falei pra meus amigos...Interessante, a ultima vez que entrei em um cemitério foi em Paris...e eles riram de mim, me chamaram de xique...Quando na verdade eu apenas tava lembrando de como é bom, andar num cemitério sem precisar ta enterrando ninguém...
Vale a pena conhecer coisas que nunca vimos, não vale a pena querer ir lá todos os dias, ou mesmo viajar só pra isso...

Nenhum comentário: